Popularmente conhecido como DIU, o dispositivo intrauterino é um método contraceptivo reversível de longa duração e com 99% de eficácia. Trata-se de uma pequena estrutura em formato de "T" colocada no interior do útero da mulher e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata.
👇 Convidamos a Dra. Larissa Bras (@dralarissabras), ginecologista da Forma Humana, para responder às principais dúvidas sobre o assunto:
O DIU aumenta o risco de infecções na mulher?
Mito. Se a mulher não apresentar nenhuma doença já existente, os riscos do surgimento de uma infecção são baixíssimos.
Mulheres que nunca tiveram filhos podem usar o DIU?
Verdade. O dispositivo pode ser utilizado por todas as mulheres! Atualmente temos a opção do DIU kyleena, um dispositivo menor, com menos concentração hormonal, e que é muito indicado para mulheres que nunca tiveram filhos e até mesmo adolescentes. Porém, assim como para uso de outros métodos contraceptivos, é necessário uma avaliação com um ginecologista para juntos escolherem o melhor método para você.
O DIU é um método abortivo?
Mito. O DIU impede uma gravidez ao impossibilitar a junção do óvulo com o espermatozoide, agindo muito antes da fecundação.
A implantação do DIU é muito dolorida?.
Aqui no Hospital e Clínica Forma Humana, podemos afirmar que isso é um mito! Trabalhamos com a colocação sem dor de todos os tipos de DIU. Isso porque tudo é programado com a equipe médica, em um centro cirúrgico próprio, com a presença do médico anestesiologista, sempre buscando que nossas pacientes se sintam confortáveis e seguras!
⬇️ Clique no botão e fale com nosso time para saber mais e agendar uma consulta com a nossa ginecologista:
Ah! Não esqueça de nos acompanhar no Instagram (@formahumanaoficial) e ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo sobre o assunto!
*Atendemos convênios através de credenciamento e via reembolso auxiliado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário