Ei, Homem! Você já foi ao urologista esse ano?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás do câncer de pele não-melanoma). O total estimado de novos casos é de 65.840 (dados de 2020), que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.
Na maioria das vezes, decorrente do preconceito que envolve o exame de toque, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, por isso ressaltamos que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
O Novembro Azul visa conscientizar ainda mais a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool, não fumar, além de claro, realizar o exame da próstata, periodicamente. Por isso, não perca tempo e deixe o preconceito de lado. Se você já estiver na faixa recomendada para a realização do exame procure um urologista e converse sobre o tema. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário