Olá, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre um assunto que muitas pessoas desconhecem, mas que segundo dados da Associação Americana de Otorrinolaringologia atinge em torno de 80% da população mundial: O desvio de septo!
Mas afinal, o que é septo?
O septo é conhecido como uma estrutura cuja parede é constituída por osso, cartilagem e mucosas, sendo o responsável pela separação de uma narina da outra. Porém, quando há alguma deformidade ou alteração nessa estrutura, a passagem do ar fica comprometida e deficitária, podendo gerar uma série de consequências ao paciente:
- Obstrução frequente de uma ou ambas as narinas;
- Sinusite ou processos inflamatórios recorrentes;
- Sangramento nasal;
- Dor facial;
- Respiração ruidosa;
- Ronco;
- Respiração bucal.
Vale ressaltar que o desvio de septo pode ser congênito ou aparecer na infância, quando os ossos da face ainda estão em formação, outros fatores que podem contribuir para essa disfunção, são processos inflamatórios recorrentes ao longo da vida e também os traumatismos.
Muitas pessoas não sabem que respiram mal e passam anos sofrendo com sintomas e com as consequências dessa alteração. E o pior, tentando amenizar o problema de forma ineficaz e não duradoura.
Entretanto, para um diagnóstico correto é fundamental consultar um especialista e durante a consulta, o médico pode solicitar para o paciente, a realização de um exame de imagem (Tomografia Computadorizada). Uma vez definido o diagnóstico, o problema pode ser corrigido de forma eficaz através da cirurgia de Septoplastia.
Sendo assim, se você conhece alguém que sofre com algum desses sintomas acima, entre em contato conosco agora mesmo e ganhe a chance de melhorar a sua qualidade de vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário