Olá, tudo bem?
Hoje queremos saber se você fica de olho nas pintas e manchas que tem em seu corpo? Se sua resposta for não, deveria!
De um modo geral, toda "pinta" apresenta a possibilidade de evoluir para um câncer de pele. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele corresponde a aproximadamente 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: "Todos os tipos de Câncer de Pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente".
A verificação é rápida e possibilita aos médicos detectarem precocemente lesões de pele suspeitas de câncer e tumorações que, mesmo benignas, podem crescer e dificultar o tratamento futuro, tornando-se nódulos, cistos, lipomas ou verrugas.
Trouxemos aqui a regras do ABCDE, para te auxiliar na identificação dessas lesões:
A = Assimetria: lesões assimétricas são suspeitas e em sua maioria podem ser malignas, enquanto lesões simétricas são mais provavelmente benignas.
B = Borda: bordas irregulares e geográficos.
C = Cor: uma cor homogênea é mais provavelmente benigna e quando há variação desde castanho claro até preto-azulado deve ser avaliado por seu médico.
D = Diâmetro: lesões maiores que cinco milímetros.
E = Evolução: crescimento, sangramento, descamação ou coceira.
Caso você tenha identificado alguma dessas características em suas pintas, clique no botão abaixo e agende agora mesmo sua consulta com um de nossos dermatologistas especialistas! O principal cuidado a ser tomado é a prevenção.